Camadas em cuidados com a pele
O que é layering?
Você já ouviu falar de "layering" em cuidados com a pele? Pode ser descrito da forma mais simples como um método de camadas, onde você aplica vários produtos de cuidados com a pele em uma ordem pensada para maximizar o benefício de cada produto. Em vez de se contentar com apenas um creme facial, você constrói uma rotina em várias etapas onde cada camada tem sua função específica. O conceito se tornou popular entre os entusiastas de cuidados com a pele em todo o mundo, muito graças à rotina coreana de 10 passos, mas o layering não precisa ser complicado. O ponto é personalizar uma rotina que se adapte à sua pele, seja você um iniciante com algumas etapas simples ou um entusiasta de cuidados com a pele com um arsenal completo de séruns. Neste blog, vamos explorar o que significa layering, por que pode ser eficaz e como aplicar seus produtos na ordem correta para obter os melhores resultados.
Por que o layering é eficaz
Layering não se trata apenas de mais produtos, mas de como os produtos interagem e são absorvidos pela pele. Ao aplicar produtos na ordem correta, você pode obter mais de cada etapa. Aqui estão alguns princípios científicos por trás do método de camadas.
Absorção e tamanho molecular
A camada mais externa da pele funciona como uma barreira seletiva que permite a passagem de algumas substâncias e bloqueia outras. Um fator importante é o tamanho molecular; moléculas menores geralmente penetram mais facilmente na pele do que as maiores. Por isso, produtos finos e leves (como séruns com pequenas moléculas) são frequentemente aplicados primeiro, para que possam penetrar na pele de forma eficaz antes que produtos mais pesados sejam aplicados por cima. Moléculas maiores permanecem mais na superfície e podem funcionar como uma barreira protetora que "tranca" a umidade. Isso nos leva à regra de ouro do layering, que é aplicar do mais fino ao mais espesso. De acordo com esta regra prática, você usa produtos à base de água e de rápida absorção primeiro, e termina com cremes ou óleos mais ricos. Se você começar com um creme espesso e oleoso, ele pode impedir que produtos mais finos alcancem a pele adequadamente.
pH e ingredientes ativos
Alguns ingredientes ativos requerem um ambiente específico para funcionar de forma ideal. Por exemplo, ácidos AHA (como ácido glicólico) e vitamina C pura (ácido ascórbico) precisam de um pH baixo para serem absorvidos de forma eficaz e produzir resultados. Portanto, pode ser sensato aplicar esses produtos diretamente após a limpeza, quando a pele está limpa e livre de outros produtos que poderiam aumentar o pH. Felizmente, o layering permite que você coloque produtos dependentes de pH no início da rotina. Ao mesmo tempo, o tamanho molecular também desempenha um papel; moléculas maiores (por exemplo, alguns ácidos mais suaves) podem ter mais dificuldade em penetrar na pele, independentemente do pH. Para a maioria dos usuários, basta seguir a regra básica "do mais fino ao mais espesso", mas se você usar produtos que precisam de um pH baixo (como vitamina C forte ou peelings químicos), pode dar-lhes alguns minutos de intervalo antes da próxima camada, especialmente se você tiver pele sensível.
Hidratação e barreira da pele
Outra razão para aplicar produtos de cuidados com a pele em camadas é manter o nível de hidratação da pele e proteger a barreira da pele . Camadas finas e hidratantes (como essência ou sérum com ácido hialurônico) podem adicionar água e substâncias ativas profundamente na pele, enquanto camadas mais espessas como creme hidratante e óleo por cima funcionam de forma oclusiva, selando a umidade e impedindo que ela evapore. Ao aplicar um creme protetor por último, você cria uma camada que tanto previne a desidratação quanto protege contra agressões externas. O resultado é uma pele que permanece hidratada por mais tempo e pode absorver melhor os ingredientes ativos.
Resumindo, a aplicação em camadas proporciona um efeito sinérgico. O produto certo na ordem certa pode melhorar o efeito do próximo produto. Seguindo o princípio de primeiro limpar, depois tratar e por último proteger a pele, você obtém o máximo benefício da sua rotina de cuidados com a pele.
Limpeza
Tudo começa com a limpeza. Uma limpeza facial adequada estabelece a base para o restante da sua rotina, removendo sujeira, excesso de óleo e resíduos de maquiagem antigos que podem impedir que os produtos subsequentes façam seu trabalho. Durante o dia, a pele é exposta a poluentes, sebo, suor e protetor solar. Se você não limpar o rosto à noite, corre o risco de obstruir os poros, o que pode levar a impurezas e menor absorção dos seus bons séruns e cremes. Portanto, limpe a pele todas as noites. Use um produto de limpeza adaptado ao seu tipo de pele, como um gel suave ou limpeza espumante para pele normal/oleosa, ou um leite de limpeza cremoso para pele seca e sensível.
Limpeza dupla
À noite, especialmente se você usa maquiagem ou protetor solar à prova d'água, pode experimentar a popular limpeza dupla. Isso significa que você primeiro usa uma limpeza à base de óleo (por exemplo, óleo de limpeza ou bálsamo) para dissolver maquiagem, protetor solar e impurezas solúveis em óleo, e depois segue com uma limpeza à base de água (por exemplo, gel ou espuma) para lavar o suor e a sujeira. A limpeza dupla proporciona uma limpeza mais profunda para que os produtos de cuidados com a pele subsequentes possam penetrar melhor. De manhã, uma limpeza mais simples pode ser suficiente, como enxaguar o rosto com água morna ou usar uma limpeza facial suave para remover o suor da noite e possíveis resíduos de produtos. Lembre-se de que a água quente pode ressecar a pele, então prefira usar água morna e seque a pele suavemente com uma toalha.
Toner (Água Facial)
Após a limpeza vem o toner, também chamado de água facial. Esta etapa ajuda a restaurar o equilíbrio do pH da pele após a lavagem (já que os produtos de limpeza às vezes podem alterar um pouco o valor do pH) e a fornecer uma primeira dose de hidratação. Os toners modernos são frequentemente preenchidos com ingredientes hidratantes e calmantes (por exemplo, glicerina, pantenol ou água de rosas) que preparam a pele para as etapas seguintes. Um toner é usado na pele limpa, seja aplicando com as mãos ou passando no rosto com um disco de algodão. A pele deve ficar levemente úmida com a água facial, pense nisso como a primeira "bebida" para sua pele após a limpeza.
Método 7 skins
Um método popular entre os entusiastas de cuidados com a pele é o "método 7-skins", onde você aplica várias camadas finas de um toner ou essência para hidratação máxima. Não é obrigatório, mas mostra como o tônico pode ser usado para realmente saturar a pele com umidade. Para iniciantes, uma camada é suficiente. Se você usar tanto tônico quanto essência na sua rotina, aplique primeiro o tônico e depois a essência. A essência é um produto semelhante a um sérum leve, seu objetivo é fornecer nutrição extra e umidade, além de suavizar a pele para que o próximo produto seja melhor absorvido. Se você não tiver uma essência, não se preocupe, um bom tônico pode fazer muito por conta própria.
Sérum
Sérum é o coração de muitas rotinas avançadas de cuidados com a pele. Um sérum é um produto leve e concentrado, muitas vezes repleto de ingredientes ativos que trabalham em problemas específicos da pele. Pode ser, por exemplo, um sérum de vitamina C para brilho e tom de pele mais uniforme, um sérum com ácido hialurônico para hidratação intensa, um sérum de niacinamida para equilibrar a pele oleosa, ou talvez retinol para anti-envelhecimento. Graças à sua consistência fina, o sérum pode penetrar profundamente na pele e entregar os ingredientes ativos onde eles são mais eficazes.
Ao aplicar o sérum, pense na ordem se você tiver mais de um. Use séruns à base de água primeiro, e os à base de óleo ou mais espessos depois. Dessa forma, as formulações leves são absorvidas rapidamente sem serem impedidas pelas mais pesadas. É fácil ficar ansioso com séruns, eles parecem tão milagrosos, mas evite usar cinco séruns diferentes ao mesmo tempo. Prefira escolher 1-2 séruns que atendam às suas necessidades mais importantes. Você pode, por exemplo, usar um sérum antioxidante (como vitamina C) pela manhã e um sérum esfoliante (com AHA/BHA) ou retinol à noite, em vez de tudo de uma vez. Dê a cada sérum alguns minutos para ser absorvido antes de passar para a próxima camada, especialmente se a formulação parecer um pouco pegajosa.
Se você tem áreas que precisam de atenção extra, você também pode tratar pontualmente. Por exemplo, um tratamento para acne (como um tratamento pontual com BHA ou peróxido de benzoíla) pode ser aplicado diretamente nas espinhas após o seu sérum habitual. O mesmo se aplica se você usar um sérum específico para os olhos, ele é aplicado antes do creme para os olhos. Em geral, o sérum é sua camada de "tratamento" onde você realmente pode personalizar a rotina de acordo com o que sua pele precisa.
Creme para os olhos
A pele ao redor dos olhos é mais fina e sensível do que o resto do rosto. Um creme para os olhos é projetado para fornecer a esta área umidade extra e tratamento sem irritar. Ao aplicar o creme para os olhos após o sérum, mas antes do seu creme facial, você dá aos ingredientes ativos do creme para os olhos a chance de penetrar sem ter que competir com o creme hidratante mais espesso. Aplique suavemente uma pequena quantidade de creme sob os olhos e no osso da sobrancelha (evite a própria pálpebra, a menos que seu creme diga explicitamente que está tudo bem), e aplique o creme com o dedo anelar. O dedo anelar tem a menor força dos dedos, o que reduz o risco de aplicar muita pressão na área sensível. Creme para os olhos pode ajudar a combater linhas de secura, olheiras ou inchaço, dependendo do conteúdo – por exemplo, cafeína para inchaços ou peptídeos e retinol para linhas finas. Se você não tiver um creme específico para os olhos, geralmente pode usar seu creme hidratante comum na área dos olhos, mas preste atenção extra a possíveis irritações.
Creme hidratante (creme facial)
Após o sérum (e o creme para os olhos), é hora de “travar” tudo com um creme facial. O creme hidratante, seja um gel leve ou um creme noturno rico, tem como principal função hidratar a pele e criar uma camada protetora que impede a perda de umidade. Imagine que você está “selando” as camadas anteriores na pele. Um creme diurno é frequentemente um pouco mais leve e pode conter antioxidantes ou talvez um pouco de SPF, enquanto um creme noturno tende a ser mais espesso e rico em óleos nutritivos ou ingredientes reparadores para ajudar a pele durante a noite. Escolha um creme que se adapte ao seu tipo de pele, se você for seco, talvez um bálsamo ou creme com ceramidas e manteiga de karité, se você for oleoso, um gel sem óleo com ácido hialurônico pode ser mais confortável.
Não se esqueça do pescoço e do decote ao aplicar o creme no rosto! O creme hidratante é também o passo onde você pode adicionar um óleo facial se quiser nutrição extra. Você pode misturar uma gota de óleo no seu creme ou aplicar o óleo como uma última camada após o creme. Como os óleos têm moléculas maiores e são oclusivos (eles formam uma película), são excelentes como último passo para dar brilho e selar a umidade. Se sua pele estiver muito seca, um óleo facial sobre o creme hidratante à noite pode fazer maravilhas. No entanto, se você tiver pele muito oleosa, talvez prefira pular o óleo completamente, adaptando-se ao que parece melhor para você.
Protetor solar/creme solar (SPF)
Por último, mas definitivamente não menos importante, vem o creme solar. SPF (sun protection factor) é um must pela manhã, durante todo o ano. Ele protege sua pele contra os raios UV prejudiciais que causam envelhecimento precoce, manchas de pigmentação e, no pior dos casos, câncer de pele. Na rotina de camadas, o protetor solar é sempre o último passo pela manhã. A razão é simples, o creme solar forma uma barreira protetora sobre a pele, e você não quer diluí-lo ou cobri-lo com qualquer outra coisa por cima. Nenhum produto de cuidados com a pele pode penetrar através de uma camada adequada de protetor solar, então, se você aplicasse um sérum após SPF, eles não chegariam à pele. Portanto, o protetor solar é aplicado por último, após o creme diurno/óleo, e deve ser deixado em paz. A única coisa que você deve aplicar sobre o protetor solar durante o dia é, se for o caso, maquiagem (foundation, corretivo ou pó), nunca outros produtos de cuidados com a pele.
Seja generoso com seu protetor solar, uma regra geral é usar cerca de meia colher de chá para o rosto e pescoço, aplicando-o todas as manhãs como a última etapa da sua rotina. Lembre-se também de reaplicar durante o dia se você estiver muito tempo ao sol. Afinal, o melhor creme anti-rugas é o protetor solar!
(Nota: À noite, obviamente, não é necessário protetor solar. Sua rotina noturna passo a passo termina com hidratante/óleo, ou talvez uma máscara noturna que atua durante a noite.)
Dicas para uma aplicação eficaz em camadas
Aplicar cuidados com a pele em camadas é uma arte. Aqui estão algumas dicas que ajudam você a tirar o máximo proveito da sua rotina.
Aplicar na pele levemente úmida
Você já percebeu que a pele absorve melhor o creme facial logo após o banho? A pele úmida (não encharcada) pode absorver produtos de forma mais eficaz. Experimente aplicar seus soros e cremes na pele levemente úmida, por exemplo, logo após o tônico, ou borrifando uma névoa facial entre as camadas para aumentar a absorção e obter um acabamento agradável.
Dê tempo para cada camada absorver
Não é necessário esperar uma eternidade, mas deixar passar talvez 30-60 segundos entre cada produto pode ser inteligente. Assim, o soro ou creme tem tempo de formar uma camada fina e penetrar um pouco, o que reduz o risco de o próximo produto "rolar" ou se misturar de forma estranha. Aproveite para massagear o produto durante esse tempo, isso aumenta a circulação e ajuda a distribuí-lo uniformemente.
Movimentos suaves de batidinhas
Em vez de esfregar cada camada, experimente dar batidinhas ou pressionar os produtos (especialmente soros e tônicos). É mais suave para a pele e pode ajudar a pressionar o produto sem irritar. Use o dedo anelar ao redor dos olhos para minimizar a pressão sobre a pele fina.
Ouça sua pele
Cada pele é única. Se você perceber que sua pele fica vermelha e irritada com uma certa combinação (por exemplo, se você usar vários ativos fortes um após o outro), considere separá-los. Vitamina C pela manhã e retinol à noite, em vez de ambos ao mesmo tempo. A aplicação em camadas deve ser adaptada ao que sua pele tolera e se sente bem. Às vezes, menos é mais, mesmo para nós, entusiastas dos cuidados com a pele.
Consistência antes da quantidade
É fácil pensar que quanto mais camadas, melhor a pele, mas isso nem sempre é verdade. Uma rotina simples que você usa consistentemente supera uma rotina superavançada que você só consegue fazer esporadicamente. Então, seja realista, comece com algumas etapas bem escolhidas (limpeza, hidratação, SPF são a base) e adicione soros etc. quando você realmente conhecer sua pele. Regularidade e paciência trazem resultados. A maioria dos produtos precisa de semanas para mostrar efeito, independentemente da aplicação em camadas.
Erros comuns a evitar
Mesmo os entusiastas mais dedicados dos cuidados com a pele podem cometer erros. Aqui estão alguns erros comuns na aplicação em camadas e como evitá-los.
Aplicar na ordem errada
A ordem é importante. Se você começar com um óleo espesso ou creme gorduroso antes dos seus soros ativos, os ingredientes ativos não alcançarão a pele adequadamente. Sempre siga o princípio do mais fino para o mais espesso, ou seja, limpeza, tônico, soro, creme, SPF. Um erro relacionado é não limpar adequadamente primeiro, por exemplo, apenas remover a maquiagem com um lenço umedecido e depois aplicar cremes caros. A pele deve estar limpa para que os cuidados penetrem, prefira limpar com um limpador suave em vez de apenas lenços de maquiagem.
Muitos ingredientes ativos de uma vez
Se você aplicar vários produtos potentes ao mesmo tempo, como ácidos, vitamina C e retinol em uma única camada, corre o risco de irritação, vermelhidão ou erupções em vez de brilho. Mais nem sempre é melhor! Introduza novos ingredientes ativos um de cada vez e dê à pele a chance de se acostumar. Você pode absolutamente ter uma rotina avançada com ácidos e retinoides, mas distribua-os ao longo da semana ou do dia, por exemplo, ácidos em alguns dias, retinol em outros, ou um de manhã e outro à noite se sua pele for facilmente sensível.
Ignore o soro ou SPF
Alguns pulam completamente a etapa do soro, “é realmente necessário?”, ou esquecem a proteção solar no final. O soro é, na verdade, uma etapa chave para tratar necessidades específicas, pois contém doses mais altas de ingredientes ativos que hidratam ou renovam a pele. E SPF, como mencionado, é inegociável durante o dia. Pular a proteção solar basicamente sabota tudo de bom que você fez antes, especialmente se você usou ingredientes ativos que tornam a pele sensível ao sol. Portanto, evite esses erros. Deixe um soro adequado se tornar o melhor amigo da sua pele, e sempre finalize com protetor solar pela manhã.
Produto errado para o tipo de pele errado
Se você aplicar camada sobre camada de produtos que não são adequados para o seu tipo de pele, o resultado será insatisfatório. Por exemplo, uma pele oleosa e propensa a acne que é bombardeada com óleos ricos e cremes pesados pode ter mais erupções, e uma pele seca e sensível que exagera com toners fortes ou esfoliação pode ficar ainda mais seca e irritada. Layering é ótimo, mas escolha os produtos certos para sua pele, caso contrário, a ordem não fará diferença. Adapte conforme necessário (mais sobre isso abaixo!).
Impaciência e sobrecarga
Aplicar dez camadas durante a noite não oferece uma solução milagrosa. Pelo contrário, a pele pode ficar sobrecarregada. Evite sobrecarregar a pele com muito de uma só vez. Se você perceber que a pele começa a descamar (pilling) ou fica pegajosa por muito tempo após sua rotina, pode ser um sinal de que você está usando muito produto ou muitas camadas. É melhor algumas camadas bem absorvidas do que uma camada espessa de tudo. Construa sua rotina gradualmente e avalie quais etapas realmente fazem diferença.
Adapte o layering ao tipo e condição da pele
Assim como todos os cuidados com a pele, o layering deve ser adaptado ao seu tipo de pele e condição atual da pele. Aqui estão algumas diretrizes para diferentes tipos de pele.
Pele seca
Pele seca carece de umidade e gordura, então o foco deve estar na hidratação máxima em várias camadas. O layering é ideal para você com pele seca, você pode usar um Essence além do seu toner para umidade extra, talvez aplicar dois soros diferentes (por exemplo, um com ácido hialurônico seguido de um com ceramidas ou niacinamida) e depois um creme hidratante rico. Evite etapas que ressequem, como toners com álcool ou esfoliação excessiva. Um óleo facial como último passo à noite pode ajudar a selar tudo e nutrir a pele sedenta.
Pele oleosa
Pele oleosa também precisa de hidratação, mas em um formato mais leve. Um erro comum é tentar secar a pele oleosa, mas isso pode desencadear ainda mais produção de óleo. Em vez disso, opte por formulações leves e sem óleo, como um tônico com BHA (ácido salicílico) que pode manter os poros limpos, um sérum com niacinamida que reduz a produção de sebo, e um hidratante em gel. Evite cremes pesados e óleos gordurosos (como óleo de coco ou manteiga de karité) que podem obstruir os poros. A aplicação em camadas para pele oleosa pode significar menos camadas no total, mas certifique-se de que as camadas que você usa realmente abordam o brilho e as impurezas. Não pule o hidratante, uma hidratação equilibrada pode realmente acalmar as glândulas sebáceas para que a pele fique menos oleosa ao longo do tempo.
Pele Sensível
Se você tem pele sensível, é importante ser extra cuidadoso tanto com o que você aplica quanto com quantas camadas. Mantenha a rotina relativamente simples e foque em produtos suaves e hipoalergênicos sem fragrâncias fortes ou álcool. A aplicação em camadas pode funcionar para pele sensível, mas introduza um novo passo de cada vez e faça um teste de sensibilidade em uma pequena área primeiro. Uma dica é usar um "buffer" se você quiser experimentar ingredientes ativos, por exemplo, aplicar uma camada de sérum calmante ou hidratante leve antes de aplicar um produto potencialmente irritante como o retinol, para suavizar o efeito. Pele sensível se beneficia de ingredientes como aloe vera, aveia, pantenol e ceramidas que fortalecem a barreira da pele. Construa suas camadas lentamente e permita que a pele descanse com uma rotina simples em alguns dias se ela parecer sobrecarregada.
Pele Propensa a Acne
Para pele propensa a acne e impurezas, a aplicação em camadas pode ajudá-lo a combinar etapas de limpeza de poros e calmantes. Aqui, é importante manter os poros o mais livres possível enquanto não resseca a pele (a desidratação pode fazer com que a pele produza ainda mais óleo em pânico). Comece com uma limpeza cuidadosa, mas suave, de preferência uma limpeza dupla se você usar maquiagem pesada ou protetor solar. Um tônico com um pouco de ácido como ácido salicílico/BHA pode ser usado para esfoliar levemente diariamente ou algumas vezes por semana, ele entra cedo na rotina e ajuda a manter os poros limpos. Siga com um sérum de tratamento para acne. Escolhas comuns são niacinamida para reduzir o sebo e a vermelhidão, ou um sérum com tea tree, AHA ou retinol para aumentar a renovação celular e combater espinhas. Tenha cuidado ao aplicar muitos tratamentos para acne ao mesmo tempo, não combine cremes fortes para acne sem prescrição, ácidos e retinol de uma só vez, mas distribua-os ao longo da sua rotina de manhã/noite ou em dias diferentes. Sempre termine com um hidratante sem óleo e não comedogênico para hidratar sem obstruir, e não esqueça o protetor solar durante o dia, especialmente importante se você usar ácidos esfoliantes ou retinoides, que tornam a pele mais sensível ao sol. Com a aplicação correta em camadas, você pode tanto tratar a acne quanto manter a pele suficientemente calma e hidratada. Uma barreira cutânea equilibrada cura espinhas mais rapidamente e tem menos novos surtos.
Finalmente, lembre-se de que o cuidado com a pele é muito individual. A aplicação em camadas é um método, não uma competição de quantidade de produtos. Comece em pequena escala e ajuste conforme sua pele reage. Esperamos que este texto tenha lhe dado tanto novos conhecimentos quanto inspiração para experimentar e desenvolver sua própria dr rotina de camadas. Boa sorte na jornada para uma pele mais saudável e feliz!