Como identificar o seu tipo de pele
Entender qual é o seu tipo de pele é o primeiro passo para uma rotina de cuidados com a pele bem-sucedida. O seu tipo de pele, seja normal, seca, oleosa ou mista, influencia quais produtos e ingredientes são mais adequados para você. Neste post, vamos passar por um simples teste caseiro para determinar o seu tipo de pele, os sinais e preocupações mais comuns para cada tipo de pele, bem como quais ingredientes você deve procurar. Vamos começar a jornada para uma rotina de cuidados com a pele personalizada só para você!
Método simples para testar seu tipo de pele em casa
Antes de identificar seu tipo de pele, comece com uma limpeza suave. Deixe a pele descansar sem produtos, isso proporciona o resultado mais preciso. Para determinar com segurança seu tipo de pele em casa, você só precisa de algumas etapas simples, sem questionários complicados ou testes caros de salão. Faça assim.
Limpe o rosto
Lave o rosto com um limpador facial suave e equilibrado em pH e seque a pele com suavidade. Não aplique cremes ou soros depois – a pele deve estar completamente limpa e neutra.
Aguarde
Deixe a pele descansar por cerca de 30 a 60 minutos sem nenhum produto. Durante esse tempo, evite tocar no rosto. Isso dá à pele uma chance de voltar ao seu estado natural.
Teste do papel (opcional)
Se desejar, você pode pressionar suavemente um papel fino ou um papel absorvente contra diferentes partes do rosto – testa, nariz, queixo e bochechas. Esta etapa ajuda a ver quanto óleo a pele libera.
Analise o resultado
Observe e sinta como sua pele está após uma hora (e inspecione o papel se você fez o teste do papel).
- Pele seca. Se a pele estiver tensa, opaca ou descamando facilmente, você provavelmente tem pele seca. O papel facial mostrará pouco ou nenhum óleo.
- Pele oleosa. Se o rosto parecer brilhante, especialmente na zona T (testa, nariz e queixo), é provável que você tenha pele oleosa. O teste do papel mostrará manchas de óleo claras na maioria das áreas.
- Pele mista. Se algumas áreas (especialmente a zona T) estiverem oleosas enquanto outras (por exemplo, as bochechas) estiverem secas, você provavelmente tem pele mista. O papel absorve óleo principalmente da testa, nariz e queixo, mas muito pouco das áreas mais secas.
- Pele normal. Se sua pele não parecer particularmente seca ou oleosa, mas equilibrada e confortável, você tem a sorte de ter pele normal. O teste do papel mostrará, neste caso, nenhum ou apenas um mínimo de óleo.
Dica: Faça o teste de preferência à tarde ou à noite, quando a pele teve tempo de produzir óleo durante o dia. Lembre-se também de que fatores como o clima e a umidade podem afetar sua pele; o ar seco do inverno pode deixar a pele mais seca, enquanto o calor úmido do verão pode aumentar a produção de óleo.
Depois de identificar seu tipo de pele, você pode adaptar mais facilmente sua rotina de cuidados com a pele. Abaixo, passamos pelos quatro tipos de pele mais comuns, problemas típicos de cada um, bem como ingredientes que costumam ser especialmente úteis.
Pele normal
Características : Pele normal (às vezes chamada de pele equilibrada) não é percebida como particularmente oleosa nem particularmente seca. Os poros geralmente são pequenos a médios e a pele tem boa circulação. Geralmente, ela é macia e uniforme sem áreas extremas. Quem tem pele normal raramente tem problemas recorrentes com acne ou manchas de ressecamento – a pele geralmente “se comporta”.
Problemas comuns: Mesmo a pele normal pode reagir a produtos inadequados ou mudanças de ambiente. Às vezes, pode ficar ligeiramente brilhante na zona T ou um pouco seca nas bochechas dependendo da estação, mas, em geral, os problemas são poucos. É importante cuidar da pele para manter o equilíbrio. Sol, estresse e envelhecimento podem afetar até mesmo uma pele normal, então cuidados preventivos são uma escolha sábia.
Ingredientes a procurar: Para a pele normal, trata-se principalmente de manter o equilíbrio e proteger a pele. Limpeza suave que não perturba os óleos naturais da pele é uma boa base. Hidratantes como ácido hialurônico ajudam a manter a umidade da pele, e antioxidantes como vitamina C ou vitamina E podem dar brilho e proteger a pele contra danos ambientais. Um creme de dia leve com SPF é importante para proteger contra o sol, e um creme de noite um pouco mais rico ajuda a pele a se recuperar. A pele normal tolera a maioria das coisas, então você pode experimentar cuidadosamente e encontrar o que faz sua pele brilhar.
Pele seca
Características: A pele seca produz menos óleos naturais (sebo) do que outros tipos de pele. A pele pode se sentir tensa após a lavagem, parecer opaca e, às vezes, descamar ou escamar, especialmente durante períodos frios e secos. Os poros geralmente são pequenos. A pele seca também pode ser mais sensível, pois a barreira da pele está enfraquecida quando a umidade é baixa.
Problemas comuns: Quando a pele está seca, falta tanto umidade quanto óleo, o que pode levar a vermelhidão, coceira e, às vezes, a pele pode rachar se estiver extremamente desidratada. Muitas pessoas com pele seca sentem que o rosto fica tenso como pergaminho após a limpeza e que linhas finas são mais visíveis quando a pele está superficialmente seca (desidratada na superfície). A pele seca também é mais suscetível ao clima frio e à baixa umidade – no inverno, pode precisar de cuidados extras.
Ingredientes a procurar: O foco para a pele seca é hidratação e fortalecimento da barreira da pele. Procure ingredientes que retêm umidade, como ácido hialurônico e glicerina, que atraem e retêm a umidade na pele. Aloe vera também é bom, pois acalma e hidrata a pele seca e sensível. Substâncias nutritivas como manteiga de karité e óleos naturais (por exemplo, óleo de amêndoa ou jojoba) fornecem gordura que suaviza e protege. Procure também por ceramidas, que são gorduras naturais da pele, atuando como um “casaco de inverno” para a pele e ajudando a selar a umidade e reparar a barreira. Outro herói para a pele seca é niacinamida (vitamina B3) em baixa concentração, pois pode fortalecer a barreira e combater a irritação. Não se esqueça de sempre finalizar com um creme hidratante rico que “tranca” toda a umidade, e use protetor solar durante o dia (o sol pode secar e danificar ainda mais a pele seca)
Pele oleosa
Características: A pele oleosa é caracterizada pela superprodução de sebo – a pele fica brilhante e oleosa, muitas vezes rapidamente após a limpeza. É mais perceptível na zona T, mas um verdadeiro tipo de pele oleosa pode ter um brilho oleoso em todo o rosto. Os poros costumam ser maiores e mais proeminentes, e a pele pode parecer mais espessa na textura.
Problemas comuns: O excesso de óleo leva facilmente a poros obstruídos, cravos e espinhas. Muitos com pele oleosa lutam contra surtos de acne ou textura de pele irregular. A pele também pode ficar brilhante durante o dia de uma forma que pode ser incômoda. Ironia do destino, às vezes aqueles com pele oleosa tentam “secar” a pele usando produtos fortemente desidratantes – mas isso pode desencadear a pele a produzir ainda mais óleo em defesa. Uma pele oleosa ainda precisa de hidratação, mas do tipo certo, para se sentir bem.
Ingredientes a procurar: Para pele oleosa, é importante equilibrar a produção de sebo e manter os poros limpos. Uma boa rotina começa com uma limpeza que deve conter ácido salicílico (BHA) – um ácido que penetra nos poros e dissolve o sebo e a sujeira. A niacinamida é outro ingrediente estrela: ajuda a regular a produção de óleo da pele e pode reduzir a aparência de poros dilatados. Ingredientes que são suavemente adstringentes ou antibacterianos também podem ajudar; por exemplo, óleo de tea tree é conhecido por combater bactérias e oleosidade em pele oleosa. Para hidratação, escolha um creme hidratante leve em forma de gel ou loção que seja livre de óleo e não comedogênico (ou seja, que não obstrua os poros). Procure por hidratantes calmantes e livres de óleo como aloe vera ou extrato de chá verde que hidratam sem pesar na pele. Mesmo a vitamina A (retinol) pode ser benéfica em baixas doses à noite, pois aumenta a renovação celular e ajuda a manter os poros limpos. Não se esqueça da esfoliação: esfoliação suave e regular com BHA (ou AHA/PHA) mantém a pele clara e ajuda tanto contra espinhas quanto contra o brilho.
Pele mista
Características: Pele mista (também chamada de pele mista) significa que você tem dois ou mais tipos de pele ao mesmo tempo no rosto. Tipicamente, a zona T (testa, nariz, queixo) é oleosa ou brilhante, enquanto as bochechas e às vezes as têmporas são secas ou normais. Pode quase parecer que você tem uma área oleosa no meio do rosto e pele mais seca ao redor. Os poros podem ser maiores na zona T e mais finos nas bochechas.
Problemas comuns: O desafio com a pele mista é que ela pode ter tanto espinhas e áreas brilhantes quanto sofrer de secura ou descamação em outras áreas. Você pode, por exemplo, ter uma testa brilhante com cravos enquanto as bochechas ficam repuxadas após a lavagem. Encontrar uma rotina única que funcione para tudo é complicado – se você usar produtos muito oleosos, a zona T pode sofrer surtos, e se usar apenas produtos leves e desidratantes, as bochechas podem ficar ainda mais secas. O clima também pode afetar: no verão, você pode se sentir mais para o lado oleoso e no inverno mais seco nas bochechas.
Ingredientes a procurar : Para pele mista, trata-se de equilíbrio e, às vezes, de tratar diferentes partes de maneira diferente. Uma limpeza suave e equilibrada que não resseca as áreas secas, mas ainda assim limpa a zona T de forma eficaz, é um bom começo. Evite sabonetes fortes, prefira usar gel ou creme de limpeza que seja equilibrado em pH. Quando se trata de hidratação, pode ser necessário combinar produtos: por exemplo, uma loção mais leve e sem óleo na zona T e um creme mais rico nas bochechas. Ingredientes como a niacinamida são excelentes para pele mista também, pois é um verdadeiro ingrediente versátil que pode tanto regular o sebo quanto fortalecer a barreira da pele. O ácido hialurônico também é bom em todo o rosto para fornecer hidratação sem óleo. Você também pode experimentar multimasking, ou seja, usar uma máscara de argila nas áreas oleosas (para absorver o excesso de óleo) e uma máscara hidratante nas áreas secas. Finalmente, não se esqueça do protetor solar – escolha uma variante mais leve (por exemplo, gel ou fluído) que não deixe a zona T muito brilhante, mas ainda assim proteja as bochechas.
Dicas finais
Lembre-se de que seu tipo de pele pode mudar ao longo do tempo e ser influenciado por hormônios, idade e ambiente. Portanto, é bom avaliar de tempos em tempos como está sua pele. Independentemente do tipo de pele, cuidados consistentes e tratamento suave são a chave para uma pele saudável. Seja gentil com a pele, não esfregue muito uma pele seca e não resseque uma pele oleosa com produtos fortes.
Esperamos que agora você tenha uma ideia mais clara se tem pele normal, seca, oleosa ou mista e quais são as necessidades da sua pele. Com o conhecimento certo, você pode escolher mais facilmente produtos com ingredientes que fazem a sua pele se destacar. Boa sorte com a sua rotina de cuidados com a pele. Sua pele irá agradecer com um brilho maravilhoso e equilíbrio!