Limpeza à base de óleo ou limpeza à base de água?

28/08/2022

Depois do primeiro surto de acne na adolescência, você internalizou uma das verdades fundamentais sobre uma boa pele: Como você limpa sua pele faz diferença.

A limpeza excessiva removerá os óleos naturais da sua pele, tornando-a seca, sensível e talvez até mais oleosa, pois sua pele começa a produzir óleo em excesso para compensar. Mas se você não limpar sua pele o suficiente, sujeira e impurezas podem causar acne e obstruir os poros.

Qual é a diferença entre limpeza à base de água e limpeza à base de óleo?

  • Limpeza à base de água: Esses produtos de limpeza são frequentemente espumantes, esfoliantes ou hidratantes e funcionam ao enxaguar as partículas da camada externa da pele. Esses tipos de produtos de limpeza podem ser tanto poderosos quanto suaves. Na extremidade mais intensa do espectro, os produtos à base de água podem conter sulfatos, que são considerados os grandes canhões quando se trata de limpeza facial. Água micelar, por outro lado, é um tipo muito mais suave de limpeza à base de água. Água micelar é uma emulsão não oleosa que captura sujeira, bactérias e maquiagem na pele e as remove cuidadosamente sem deixar a pele seca.
  • Limpeza à base de óleo: A ideia de usar um óleo para remover a gordura da pele no final do dia parece contraditória. Afinal, você está tentando remover o excesso de óleo. Surpreendentemente, é exatamente isso que a limpeza à base de óleo faz. A limpeza à base de óleo funciona com o princípio de que óleo atrai óleo. Como o excesso de sebo causa pele oleosa e pode levar a acne, por exemplo. A limpeza com óleo quebra o sebo e remove efetivamente as impurezas. (Ao contrário de funcionar como uma limpeza à base de água que simplesmente esfrega tudo da pele.)

A limpeza à base de óleo também é mais suave para a pele, a camada de óleo natural na superfície da pele permanece intacta, então para pessoas com pele sensível e propensa a rosácea, isso causa mínima irritação. Mas apenas porque a limpeza à base de óleo é suave, não significa que não seja poderosa. A limpeza à base de óleo é excelente para dissolver maquiagem, então se você tende a usar foundation ou maquiagem, uma limpeza à base de óleo pode ajudá-lo a obter a limpeza definitiva.

Qual tipo de limpeza é a melhor para sua pele?

Escolher entre os diferentes tipos de limpeza depende em grande parte do seu tipo de pele.

Limpeza à base de óleo

  • Melhor para: Usadoras de maquiagem, pele seca e sensível.
  • Evitar: Pele oleosa, propensa a acne.

A consistência da limpeza à base de óleo é sedosa e luxuosa. A limpeza à base de óleo é uma excelente opção para usuárias de maquiagem de todos os tipos de pele, pois tem a capacidade de quebrar e remover a maquiagem.

No entanto, aplicar limpeza à base de óleo em pele oleosa não é a melhor combinação. Para pessoas cuja pele produz mais óleo do que a pele precisa, é mais provável que a limpeza à base de óleo agrave a pele do que ajude a longo prazo. Isso é especialmente um problema para pele propensa a acne.

Uma vez que tendemos a lavar o óleo de limpeza com água repelente de óleo, é comum que óleos permaneçam na pele. Isso é bom para aqueles com pele sensível e seca, pois este óleo compensará o que a pele não consegue produzir e resultará numa pele mais suave e hidratada.

Limpeza à base de água

  • Melhor para: Pele oleosa e propensa a acne.
  • Evitar: Pele seca e sensível.

A limpeza à base de água é frequentemente uma experiência levemente esfoliante, o que significa que pode remover sujeira e impurezas profundamente nos poros. Esta limpeza mais intensa torna fácil para pessoas com pele oleosa remover o sebo e a sujeira, por isso pessoas com tipos de pele mais oleosa acham que este tipo de limpeza é mais eficaz. Espumas e outros produtos de limpeza à base de creme podem ser um pouco intensos para tipos de pele seca, especialmente se a sua pele for sensível.

É possível misturar óleo e água?

  • Melhor para: Pele oleosa, mista e normal. Removedores de maquiagem.
  • Evitar: Pele excessivamente seca e sensível. (Para tipos de pele mais seca que desejam uma segunda rodada de limpeza para garantir que todas as impurezas sejam removidas, experimente seguir a limpeza com óleo com uma água micelar suave!

Você pode não precisar escolher entre uma limpeza à base de óleo e uma à base de água. A limpeza dupla – é quando se utiliza tanto uma limpeza à base de óleo quanto uma à base de água ao mesmo tempo. A limpeza dupla é "a espinha dorsal de muitas rotinas de cuidados com a pele, especialmente na coreana.

A limpeza dupla funciona exatamente como o nome sugere: em vez de escolher um tipo de limpeza em detrimento do outro, você usa a limpeza dupla. Comece com uma limpeza à base de óleo para remover poluentes, sujeira e maquiagem, siga com uma limpeza suave à base de água para remover o excesso de óleo e partículas de sujeira restantes.

Quando se trata de encontrar o produto de limpeza certo, pode levar algum tempo para descobrir o que funciona melhor para o seu tipo de pele. Dito isso, vale a pena explorar as opções, pois uma limpeza é a base da sua rotina de cuidados com a pele. Tente não testar muitos produtos ao mesmo tempo para que você realmente possa avaliar a eficácia de cada um e ver como sua pele reage.